Filipa Pereira
Funcionária do Ano 2016

Stoptrans Funcionario Ano 2016.jpg

Entrevista

4 Fevereiro 2017

Stoptrans - Há quantos anos trabalhas na Stoptrans?
Filipa Pereira - Trabalho na Stoptrans há 2 anos.

ST - Há quantos anos trabalhas no departamento de contabilidade e o que fazias antes?
FP - Estou nestas funções desde que cá cheguei e anteriormente também trabalhava na área financeira mas em outro ramo.

ST - Quais são as tuas principais funções?
FP - As minhas funções abrangem diversas áreas, tais como, processamento de vencimentos, contabilização de quilômetros, gestão de baixas médicas, férias e despesas de viagem. Em síntese, todos os pagamentos aos motoristas são supervisionados e efectuados por mim.

ST - E como é o teu típico dia de trabalho?
FP - Bem, considero-me bastante organizada e começo sempre por rever o que ficou em "stand-by" no dia anterior. Tento não fugir muito da minha ordem de trabalhos, pois os prazos têm de ser sempre cumpridos. Tarefas como conferência de relatórios de viagem, marcação de dias de trabalho, admissões, etc.

ST - Qual é a parte favorita do teu trabalho?
FP - Todas, pois gosto bastante do que eu faço. Desde os vários processamentos aos imensos relatórios de viagem.

ST - E a mais desafiante?
FP - Todos os dias são diferentes! É um trabalho bastante exigente e desafiante, mas acaba por ser muito gratificante quando conseguimos contornar os vários obstáculos.

ST - Foste eleita a funcionária do ano em 2016 pelos teus colegas. O que pensas deste tipo de iniciativas por parte da empresa?
FP - São iniciativas como esta que nos fazem acreditar que todo o esforço de um ano de trabalho vale a pena, apesar de achar que todos nós merecíamos esta distinção. Trabalhamos numa área de negócio sujeita a imenso stress, temos sempre muito trabalho e bastante responsabilidade. Se no final do ano os objetivos foram alcançados, então o prémio não é só meu mas sim de toda a minha equipa. Toda a Contabilidade está de parabéns pelos resultados.

ST - Esta profissão corresponde com as tuas expectativas? E porquê?
FP - Sim, eu própria reconheço que dificilmente faria outra coisa, pois para além de toda a papelada, temos os motoristas, o contacto constante com os colegas de estrada que precisam de esclarecimentos, ou ligam quando têm algum problema. Tento sempre ajudar da melhor forma possível.

ST - Qual foi a experiência mais memorável que tiveste na empresa?
FP - Por incrível que pareça não tenho uma experiência memorável, mas sim muitas! Por exemplo, o nosso ritual nos aniversários e o facto de oferecermos os pastéis de nata e o café aos colegas nesse dia, conversando e convivendo nesses momentos. Destaco também o facto de me ser permitido trazer a minha filha nos sábados em que estou de serviço, pois é um dia mais sossegado no escritório e em que aproveito para adiantar alguns tipos de serviço e ao mesmo tempo usufruir da companhia da minha filha, enquanto faz desenhos ali a meu lado. São pequenos gestos e momentos, todos com um grande simbolismo e significado e que um dia serão boas lembranças. No fundo é isto que levo para casa todos os dias.

ST - Na tua opinião quais são os requisitos mais importantes para trabalhar nas tuas funções na Stoptrans?
FP - São sem dúvida o profissionalismo, a responsabilidade e a resistência ao stress.

ST - Muito obrigado pela disponibilidade para esta entrevista.
FP - Obrigado.